Fica o que significa.

Na sexta-feira da semana passada eu estava assistindo à aula de História na faculdade, uma das poucas aulas que conseguem prender minha atenção durante todo o exaustivo tempo de uma hora e quarenta minutos. O professor falava sobre História oral, enfocando no tema memória. Logo no começo da aula ele escreveu a frase “fica o que significa” na lousa, de uma historiadora que eu infelizmente não anotei o nome. A frase foi usada para mostrar que, se tratando de memória, o que fica na nossa recordação são somente as coisas que têm um real e importante significado para nós. Essa reflexão chamou muito a minha atenção, e fiquei pensando no assunto durante o resto do dia. Fiquei pensando nas lembranças mais marcantes que eu tenho da minha vida, e comprovei que dizer que só “fica o que significa” é absolutamente verdade. Por mais que eu ainda seja relativamente nova, já vivi muitas coisas ao longo dos meus 18 anos, mas eu me recordo bem mais daquelas que, olhando agora, tiveram algum significado pra mim. Às vezes nós passamos por momentos ruins, daqueles que nos fazem querer sumir e sentimos que nunca mais voltaremos a sorrir como antes. Na hora, eles nos parecem fortes o bastante para tornarem-se inesquecíveis, na mesma intensidade dos momentos bons. Mas o tempo passa, essas lembranças ruins vão desaparecendo e percebemos o quanto fizemos tempestade em copo d’água. A questão é: as coisas ruins não ficam. O que “fica” são os sorrisos, as vitórias, as conquistas, as pessoas, os momentos de felicidade extrema, os abraços, os beijos, os carinhos, as amizades, os amores, as realizações e tudo aquilo que nos fez bem. O resto é passageiro; o tempo se encarrega de levar embora. Por isso eu concluo essa reflexão usando a boa e velha (e clichê!) filosofia do carpe diem: aproveite o dia. Aproveite intensamente e viva tudo da maneira mais “bem vivida” possível, pois desses momentos surgirão as lembranças que nos acompanharão pelo resto de nossas vidas.

3 Respostas so far »

  1. 1

    Gija said,

    Como chama esse seu professor?

    O meu que fala isso é o Walter Lima! Será o mesmo?

    beijosss =)

  2. 2

    Karin said,

    Posso te guardar num potinho?
    bjosQJOS

  3. 3

    Lie said,

    “Fica o que significa”

    com certeza =)


Comment RSS · TrackBack URI

Deixe uma Resposta

